Curso de formação de Sargentos na Escola de Guarda em Queluz

Curso de formação de Sargentos na Escola de Guarda, em Queluz

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou esta sexta-feira, a cerimónia de encerramento do 39.º Curso de Formação de Sargentos (CFS), nas instalações da Escola da Guarda (EG), em Queluz.

O Curso de Formação de Sargentos tem por finalidade preparar, desenvolver e aprofundar competências, valores e princípios adequados ao exercício das funções dos 146 militares que concluíram o curso com aproveitamento, ingressando agora na categoria de sargentos.

Estes militares irão desempenhar funções nas mais diversas áreas e especialidades da Guarda, adequadas ao exercício das funções dos sargentos da Guarda, nomeadamente para o comando de Postos Territoriais, comando de equipas operacionais e outras funções de natureza equivalente.

Dos 146 militares (135 homens e 11 femininos) que concluíram o curso, 109 são de Infantaria, 21 de Cavalaria, 14 de Administração Militar e dois de Transmissões, Informática e Eletrónica (TIE).

Curso de Formação de Sargentos

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, Antero Luís, e contou ainda com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Clero.

De referir que, pela primeira vez, foi atribuído ao 39.º Curso de Formação de Sargentos o nível 5 de qualificação do Sistema Nacional de Qualificações, através da frequência de Curso de Especialização Tecnológica.