O abate de árvores na Avenida Dom Afonso Henriques, no Algueirão, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, está a provocar o protesto e a indignação de moradores que acusam a Câmara de Sintra, de derrubar 182 árvores.

A Câmara de Sintra indica que foram abatidas apenas 63 árvores e não as 182 avançadas pelos moradores que se sentem “lesados”, acrescentando que está prevista a colocação de 242 novas árvores.

“As árvores cortadas eram tílias, o que desrespeita o regulamento municipal de Sintra, que delibera esta, como uma espécie protegida. De acordo com a lei, é ainda obrigatório afixar aviso prévio público a informar a população quando se vai proceder ao abate de árvores, o que não foi feito”, é referido na nota assinada pelo grupo de moradores, que apresentaram reclamação à junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins, “mas a mesma alegou também não ter sido consultada nem avisada pela câmara municipal”, referem ao SINTRA NOTÍCIAS.

Os moradores temem ainda a possibilidade de abate, na mesma Avenida de “mais outras dezenas de árvores, pois pretende-se fazer uma ciclovia com os fundos da União Europeia. Se é verdade, não se entende como se faz um crime ambiental para justificar políticas ambientais com dinheiros públicos”, estranham os moradores. “Acresce o facto de ser uma das avenidas centrais do Algueirão e ter passeios muito largos que dão para ter uma ciclovia e manter as árvores”, pode ler-se.

A Câmara de Sintra reconheceu à agência Lusa que “alguns dos princípios do regulamento de gestão do arvoredo em meio urbano não foram cumpridos naquela avenida e fez saber que o presidente, Basílio Horta, “determinou a análise urgente de todo o processo para apuramento de responsabilidades”.

Ao enumerar alguns dos problemas em causa, a fonte da Câmara de Sintra adiantou ao Observador, que algumas árvores estavam com a “copa desequilibrada” e outras com piolhos nas folhagens, que gera “um melaço que escorre para passeio, sujando o passeio e as viaturas ali estacionadas”.

Nesse sentido, indicou que a autarquia recebeu um abaixo assinado de moradores da Avenida Afonso Henriques, no qual dizem que se sentem “lesados devido às árvores que danificam carros, vedações, gradeamentos, pinturas exteriores, pavimentos, entre outros”.

Fotografias: Sintra Notícias