A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, estiveram esta quarta-feira, na Escola Básica se Ouressa, em Mem Martins (Sintra) na apresentação de quatro manuais didáticos sobre a redução do desperdício alimentar, no âmbito do dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

“Combater o desperdício alimentar constitui um dos mais prementes desafios da atualidade, para o qual estamos todos convocados. Quando a eurodeputada Isabel Carvalhais lançou o desafio ao Ministério da Agricultura para abraçar este projeto, não hesitámos. Hoje, aqui estamos a apresentá-lo e escolhemos o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar pelo seu simbolismo”, disse na ocasião a ministra da Agricultura, Maria do céu Antunes, acreditando que “os jovens podem desempenhar um papel determinante na superação deste desafio e estamos convictos de que estes manuais vão dar um importante contributo nesta matéria”.

Vocacionados para educadores e professores do ensino básico e secundário, estes manuais recorrem a um estilo de comunicação e a instrumentos adequados às crianças e jovens, permitindo-lhes ser “heróis da alimentação” ativos e agentes de mudança, ao passarem as mensagens de boas práticas à família e amigos. Além disso, foram concebidos num formato que pode ser facilmente adaptado a diferentes públicos-alvo, sejam eles provenientes de países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

Maria do Céu Antunes referiu, ainda, que «o desperdício alimentar tem sido objeto de diversas medidas concertadas ao nível da União Europeia e da Organização das Nações Unidas. Além disso, estes manuais contribuem para a prossecução dos objetivos da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, para além de estarem alinhados com a Agenda “Terra Futura”, que, entre outros objetivos, procura tornar o cidadão mais consciente do impacto da sua alimentação, da urgência da proteção do planeta e da importância da conservação dos recursos naturais».

Na iniciativa estiveram também presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o vice-Presidente da Câmara de Sintra, Rui Pereira, o Coordenador do Agrupamento das Escolas Ferreira de Castro, António Castelo Branco, e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Nuno de Lacerda Fonseca.

“Pensa um Momento, Poupa um Alimento!” é o mote transversal destes manuais, os quais resultam de uma colaboração tripartida entre o Ministério da Agricultura, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e o Parlamento Europeu, estando organizados por quatro faixas etárias: 5-7 anos, 8-9 anos, 10-13 anos e + de 14 anos.