O secretário-geral do PS afirmou hoje que o seu partido venceu as eleições autárquicas de domingo, triunfando em cerca de 150 câmaras municipais, num total de 308, um resultado semelhante ao que alcançou em 2013.

António Costa transmitiu esta posição na declaração inicial que fez sobre a noite eleitoral autárquica, na sede nacional do PS, em Lisboa, adiantando que ainda se encontram em aberto resultados em três municípios: Lisboa, Sintra e Loures.

“No conjunto nacional, o PS continua a ser o maior partido autárquico nos municípios e nas freguesias. O PS já tem neste momento 150 vitórias em municípios e 1190 freguesias, resultado idêntico ao de 2013 e não muito distante de 2017. Por mais que queiram torcer, há uma realidade indesmentível, o PS venceu estas eleições”, declarou.

O secretário-geral do PS adiantou que o seu partido teve uma votação nacional próxima da de 2017 e salientou que teve “a terceira vitória consecutiva” em eleições autárquicas, algo que antes só tinha acontecido no período de 1989, 1993 e 1997.

Numa leitura nacional destes resultados, o líder socialista disse que, após uma grave crise sanitária, económica e social, os portugueses “renovaram a sua confiança no PS, atribuindo-lhe uma vitória eleitoral”.

“Estamos num ponto de viragem na gestão da pandemia [da covid-19]. Temos de concentrar todas as nossas forças no essencial: Relançar a economia, apostar na criação de mais e melhor emprego e prosseguir a agenda estratégica de responder aos desafios das alterações climáticas e da demografia”, referiu.

Perante os jornalistas, António Costa advogou também que nestas eleições autárquicas “multiplicaram-se as coligações contra o PS”.

“Pelo mero efeito matemático, se estas coligações tivessem existido há quatro anos, o PS teria tido menos dez câmaras em 2017. O PS praticamente manteve, mas os nossos adversários juntaram-se e tiveram mais votos”, justificou.

Interrogado se o PS conseguiu ganhos sobretudo em relação à CDU e perdas face ao PSD, António Costa manifestou dúvidas.

“Estamos a disputar Loures à CDU, ganhámos cinco câmaras à CDU e 13 ao PSD. Portanto, ganhámos mais câmaras ao PSD do que à CDU”, argumentou.