SMAS de Sintra promove ações de educação e sensibilização ambiental na Praia das Maças

ações de educação e sensibilização ambiental na Praia das Maças

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover, durante os meses de agosto e setembro, um conjunto de ações de sensibilização, consciencialização e valorização do ambiente, apelando à mudança de comportamentos e à adoção de melhores práticas ambientais.

Depois da “Rota da Água-Percurso pelo Património Hídrico” que decorreu no dia 21 de agosto, os SMAS de Sintra realizam este sábado, dia 28 de agosto, as iniciativas “Um dia na Praia” e “Um dia nos SMAS”.

A atividade “Um dia na Praia” vai decorrer na Praia das Maçãs, entre as 10h00 e as 16h00 horas, e visa promover a qualidade da água distribuída pelos SMAS de Sintra. “Beba água da torneira” é o mote para este evento, que inclui a distribuição de água da rede pública e de água aromatizada.

Entre as 10h00 e as 12h00 horas será ainda realizada uma ação de educação e sensibilização ambiental, aberta aos banhistas, sobre a “Preservação do Recurso Água”. Questões como as alterações climáticas, medidas mitigadoras de combate ao desperdício, o uso eficiente de água, o incorreto encaminhamento de resíduos para a rede de drenagem de águas residuais e a poluição marinha, serão abordadas através de jogos e atividades de ciência experimental.

A sensibilização para a deposição seletiva de resíduos urbanos e a Operação “Sintra e os Biorresíduos” também vão merecer destaque nesta iniciativa, que será replicada na Praia Grande no próximo dia 11 de setembro.

Já a iniciativa “Um dia nos SMAS” vai permitir conhecer por dentro os serviços municipalizados, através da visita ao Reservatório de Ranholas, à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Colares (sistema 1), ao Laboratório e à unidade de Telegestão.

O programa contempla também uma demonstração de recolha de resíduos, através de viaturas de recolha lateral e traseira, a decorrer no parque de estacionamento das Instalações Oficinais da Portela de Sintra. A atividade será repetida no dia 11 de setembro.

Estas ações dos SMAS de Sintra estão inseridas no âmbito do projeto “Trilhos de Água”, e têm como objetivo sensibilizar a comunidade para questões ambientais e de sustentabilidade.