Sintra paga novo hospital sem recurso à banca

O município de Sintra terá o primeiro hospital em Portugal financiado sem recurso à banca e pago por uma Câmara Municipal. A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do jornal I.

O jornal revela ainda que o auto de consignação será assinado esta quinta-feira e as obras arrancarão na próxima segunda-feira.

Ao todo, o hospital terá 19 especialidades, destacando-se a cardiologia, a cirurgia geral, a neurologia, a oftalmologia, a urgência, a radiologia, a pediatria, a medicina interna ea medicina física e reabilitação. Terá, ainda, três unidades: ambulatório, urgência e unidade de convalescenças. No primeiro ano preveem-se 166 mil consultas e 46 mil serviços de urgência.

“Depois do visto do Tribunal de Contas estamos em condições de iniciar de imediato a construção do novo hospital”, revelou Basílio Horta na reunião do executivo esta terça-feira.

A edição do I revela ainda que houve sete concorrente ao projeto de construção, tendo este sido ganho pela Tecnorém. Engenharia e Construções, SA. O Tribunal de Contas já deu visto ao processo. Tratar-se-á de um investimento de 72 mil e 600 milhões de euros: 50.600 milhões oriundos da Câmara Municipal de Sintra e 22 milhões do Governo, sendo que parte desta verba virá do Plano de Recuperação e Resiliência.

O Estado financiará cerca de um terço da obra, beneficiando de verbas da Europa do PRR.