Construção do novo Hospital de Sintra tem início a 30 de agosto

Tem início na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, a construção do novo hospital de Sintra. A informação foi dada esta manhã por Basílio Horta na reunião do executivo da Câmara Municipal de Sintra.

“Depois do visto do Tribunal de Contas estamos em condições de iniciar de imediato a construção do novo hospital”, revelou Basílio Horta.

A Câmara Municipal de Sintra investe mais de 50 milhões de euros na empreitada do novo hospital de Sintra, que ficará localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão – Mem Martins. A empresa Tecnorém, Engenharia e Construções, SA é a empresa responsável pela obra.

É a primeira vez em Portugal que uma autarquia assume a construção de um hospital.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, já tinha destacado a importância do equipamento e o facto de se tratar do “maior investimento alguma vez realizado pelo município”.

O futuro hospital de Sintra será composto por um serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro e serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências.

Irá dispor ainda de uma Unidade de Convalescença , unidade de esterilização e ainda de um espaço para ensino e formação.

Além do investimento da autarquia, o Governo irá investir 21,6 milhões de euros na aquisição e instalação do equipamento do hospital, uma verba que será financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

[em atualização]