A Linha do Elétrico de Sintra foi classificada como Monumento de Interesse Municipal. Uma boa notícia já publicada em Diário da República com a data de 13 de agosto de 2021.

“É considerado Monumento de Interesse Municipal, a totalidade do percurso do Elétrico atualmente subsistente, entre Sintra (Estefânia) e a Praia das Maçãs, incluindo as respetivas estruturas de apoio, composições e todo material circulante que constituem o património dinâmico”.

“A classificação valoriza não só o estado de preservação, mas também as memórias que invoca, tal como o seu potencial turístico, criando em conjunto um bem com uma relevância histórica e cultural inestimável”, refere a autarquia de Sintra em nota de imprensa, que considera que “este é um monumento com um grande significado para o município”.

Recorde-se, a Linha do Elétrico de Sintra permite ao passageiro a experiência de viajar no tempo, numa ligação única entre a serra e o mar, ao longo de quase 11 quilómetros, entre a Vila Alda na Estefânia e a Praia das Maçãs, com a duração de cerca de 45 minutos.