Rosa Moniz, foi uma das fundadoras e coordenadora do projeto Associação Luso Caboverdeana de Sintra,

Arranca na próxima terça feira, um novo projeto de intervenção comunitária, na freguesia de Algueirão Mem Martins, que propõe workshops de dança, música e teatro. Numa antiga loja de cabos, cheia de luz e de ideias, instalou-se o projeto Criarte.

Esta iniciativa tem como entidade gestora a Associação Luso Caboverdeana de Sintra, pelas mãos de uma das suas fundadoras e coordenadora do projeto, Rosa Moniz.

Através do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, tem como objetivo principal, promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza, enquadrado na Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL de Sintra.

O Criarte quer ser muito mais que um espaço de workshops.

“Queremos promover várias práticas artísticas através de workshops com artistas da freguesia e não só, mas também, queremos que o Criarte seja um espaço que, os jovens artistas, possam utilizar como espaço de criação e atelier,” explica a técnica do projeto, Laura Diogo, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, sublinhando que “este espaço tem muito potencial para ser uma ajuda importante para estes jovens criadores”.

A loja de dois andares, está aberta a todos os jovens, entre os 14 e 25 anos residentes na freguesia e propõe-se a dar espaço, conhecimento e ferramentas para os artistas da zona. Depois de uma semana dedicada às Artes Audiovisuais, chega a vez das Artes Performativas.

Na próxima semana, nos dias 17, 19 e 21, irão ter lugar workshops de teatro, dança e música com os artistas Lukanu, Ari e Margarida Vasconcelos.