A Força Aérea Portuguesa realizou, entre o dia 27 e a manhã de 29 de julho, seis transportes de urgência, três entre ilhas do Arquipélago da Madeira, duas entre os Açores e o Continente e uma entre ilhas do Arquipélago dos Açores.
Estas seis missões, em pouco mais de 30 horas, traduzem-se no transporte de dez pacientes que necessitavam de assistência médica urgente.
Neste período, destaca-se o transporte de duas crianças politraumatizadas, realizado pelo C-130H, da Esquadra 501 – “Bisontes”, entre Ponta Delgada e o Continente.
De salientar ainda, o transporte no âmbito do combate à COVID-19, de uma mulher, de 46 anos, entre os Açores e o Continente. Esta missão, executada pelo Falcon 50 da Esquadra 504 – “Linces”, foi efetuada em conjunto com uma equipa de Cuidados Intensivos ECMO do Hospital de São João e contou ainda com um enfermeiro do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, por forma a garantir a interface entre as particularidades da situação clínica e da aeronave empenhada.
Segundo a Força Aérea, as seis missões totalizaram 12h10 de voo.