Morreu o capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho

Óbito

1

O capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho morreu este domingo aos 84 anos.

O coronel de artilharia elaborou o plano de operações militares do 25 de Abril de 1974. A notícia foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, que explicou que Otelo Saraiva de Carvalho se encontrava doente no Hospital Militar.

O velório do militar de Abril será na terça-feira, na Igreja da Academia Militar, na capital, e o funeral no dia seguinte, faltando saber-se o local.

Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho nasceu em Lourenço Marques, hoje Maputo, capital de Moçambique, em 31 de agosto de 1936. Otelo Saraiva de Carvalho foi mobilizado para Angola, em 1961, como capitão de artilharia, ali permanecendo em comissão de serviço até 1963.

Reconhecido como um militar particularmente vocacionado para a tática de artilharia, foi o responsável pela elaboração do plano global do golpe militar que pôs fim termo à ditadura do Estado Novo.

Desempenhou o papel de estratega do setor operacional da comissão coordenadora do MFA, condição em que dirigiu as operações do 25 de Abril, a partir do posto de comando clandestino instalado no quartel da Pontinha

.Depois da revolução, foi nomeado comandante da Região Militar de Lisboa, e Comandante do COPCON. Pertenceu ao Conselho dos 20 e ao Conselho da Revolução, e é considerado um dos elementos mais carismáticos do MFA.

[atualizada]
Imagem: RTP / arquivo