Parque Salgueiro Maia em Massamá vai ter espaço inclusivo

Imagem | União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão - arquivo

A zona infantil do Parque Salgueiro Maia, em Massamá, vai ter um espaço inclusivo, num investimento da Câmara Municipal de Sintra de cerca de 75 mil euros.

O auto de consignação, que marca o início da obra, já foi assinado pela autarquia de Sintra. “A concretização deste protocolo é muito importante, somos um concelho inclusivo e este espaço irá ajudar e contribuir na inclusão das pessoas com necessidades especiais numa vida ativa em sociedade, com dignidade e respeito,” disse na passada sexta-feira, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

A empreitada visa a construção de um espaço de jogo e recreio inclusivo no parque infantil do Parque Salgueiro Maia, possibilitando que as crianças com algum tipo de limitações ou deficiência possam usufruir do espaço.

O espaço será composto por três novas áreas com equipamentos com estímulos diferentes:

A Área 1 reúne equipamentos com estímulos ao nível sensorial e cognitivo e será assim composta por equipamentos com som, equipamento com espelho e equipamento do “Jogo do Galo” que estimula a cognição e socialização.

A Área 2 e 3 têm equipamentos que estimulam a atividade física e o movimento pendular, rotativo e gravitacional.

Na Área 2, os equipamentos podem ser utilizados por pessoas com pouca mobilidade, ou que usam cadeira de rodas, permitindo que os utilizadores saiam da cadeira de rodas e usufruam das potencialidades do equipamento.

Na Área 3, o utilizador pode usufruir do equipamento não sendo necessário sair da cadeira de rodas. Nesta área será instalado um carrocel inclusivo.

Todos os acessos ao espaço inclusivo são feitos através de um percurso em betão (superfície não escorregadia enquanto molhada) de nível e sem degraus, de modo a permitir a circulação de pessoas com mobilidade reduzida ou com dificuldade em caminhar. Os pavimentos serão decorados com cores estimulantes pela sua cor e forma, e contém o símbolo ColorAdd, sistema de identificação de cores para daltónicos.