SMAS de Sintra investem no bairro da Fonte Longa

O município de Sintra aprovou a abertura de concurso de remodelação da rede de abastecimento de água e de construção da rede de drenagem de águas residuais no Bairro da Fonte Longa, em Sintra, representando um investimento de 1 milhão e 115 mil euros.

A empreitada compreende a remodelação da rede de distribuição de água, com a renovação de 70 ramais domiciliários, assim como a substituição das condutas adutoras que abastecem esta área urbana situada na envolvência da Estrada de Chão de Meninos. Uma intervenção dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que vai beneficiar cerca de 200 habitantes, e que terá um um prazo de execução de 360 dias.

A área de intervenção é abastecida em parte, englobando a Estrada de Chão de Meninos e as ruas Maria Emília Fontes e José Neto Milheiriço, pelo Reservatório do Campo, enquanto os arruamentos mais a sul são servidos a partir da unidade de Santa Eufémia. Mantendo o abastecimento ao bairro com duas origens, a empreitada compreende a remodelação das condutas de ligação aos reservatórios, alterando os materiais e os diâmetros, de modo a melhorar as condições de distribuição de água.

As obras vão abranger, ainda, a construção da rede de águas residuais domésticas, numa extensão de cerca de dois quilómetros, com a drenagem gravítica até à Estrada de Chão de Meninos que, por sua vez, encaminhará o efluente até à rede de drenagem da Portela de Sintra.

A empreitada contempla, ainda, a instalação de um novo ponto de recolha de resíduos urbanos, na junção da Rua Rodrigo Delfim Pereira com a Rua Albino José Batista.

Dois milhões de euros na remodelação das redes de água e
drenagem na Portela de Sintra

Portela de Sintra

Recorde-se que, ainda na sede do concelho, o Município está a investir 2 milhões de euros na remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial na Portela de Sintra, numa empreitada que inclui a execução de nova ciclovia.

A intervenção constitui uma empreitada conjunta da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Água de Sintra (SMAS de Sintra), inserindo-se na estratégia municipal de melhoria da qualidade de vida da população.

Neste caso, a intervenção ao nível da rede de abastecimento de água, que vai beneficiar cerca de cinco mil habitantes, tem lugar numa extensão de mais de 7 km, com a instalação de condutas de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de diâmetros 90,110, 160 e 200 mm. As obras contemplam ainda a remodelação de 336 ramais de abastecimento de água.

Portela de Sintra

Os trabalhos na rede de drenagem pluvial vão ser concretizados no Largo Vasco da Gama, na zona contígua ao acesso à estação da Portela de Sintra. A empreitada compreende, ainda, o desvio de um coletor pluvial de diâmetro 600 mm que se encontra por debaixo das bancadas do campo de futebol do Sport União Sintrense.

A ciclovia da Portela de Sintra terá uma extensão aproximada de 800 metros, permitindo incrementar a mobilidade suave e a segurança rodoviária, ordenar/requalificar espaços públicos e ligar equipamentos estruturantes, como a interface da Portela de Sintra, a Escola Secundária de Santa Maria e zonas de comércio e serviços.