Ampliação e modernização do Centro de Bem-Estar Animal na Amadora

Está concluída a ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora – CROAMA, que consistiu na construção do Polo II, que contempla um canil com 25 boxes, sala de cirurgia, sala de recobro de gatos, sala de recobro de cães, dois armazéns, sala de banhos e tosquias e repavimentação da receção do Polo I.

Esta terça-feira, Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora visitou as novas instalações, sublinhou a importância do trabalho em rede para a concretização deste projeto. “É mais um pequeno passo, mas um passo importante” no âmbito desta temática, que é cada vez mais importante para o desenvolvimento dos territórios, frisou a autarca, que espera ainda que “este não seja um espaço para a vida (dos animais), mas um espaço de passagem”, que culmine em adoções responsáveis, já que “adotar um animal é uma responsabilidade para a vida”.

Recorde-se, o CROAMA é um Centro de Recolha Oficial de Animais construído em 2006, tendo sido o primeiro centro de recolha oficial licenciado da Área Metropolitana de Lisboa, com valências de área social (secretaria, balneários, auditório, cozinha, lavandaria), posto de vacinação antirrábica oficial do município da Amadora, estábulo, enfermaria, armazém, canil (25 boxes canil comum, cinco quarentenas e sete sequestros), gatil, e morgue.

Requalificação, modernização e ampliação, permitem aumentar a capacidade de acolhimento de cães, de 64 para 112 animais

Com as obras agora desenvolvidas, procedeu-se à requalificação, modernização e ampliação, tendo sido possível aumentar a capacidade de acolhimento de cães, de 64 para 112 animais, duplicando praticamente a capacidade do complexo, que representou um investimento municipal de cerca de 323 mil euros.

Além da ampliação do espaço de acolhimento de animais, foi ainda criado um parque canino de recreio, para os animais à guarda da Câmara da Amadora e promoveu-se também a criação de novos espaços de saúde e bem-estar animal no interior do complexo.

O CROAMA passa agora a designar-se CROAMA/CBEA – Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora/Centro de Bem Estar Animal.