Tribunal obriga a limpar o sítio das pegadas de dinossauro de Carenque

Pegadas de dinossauros de Carenque | Foto: Prof. Galopim de Carvalho

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram condenados e obrigados pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra a fazer a vigilância, limpeza, eliminar a vegetação e a recolher o lixo do sítio das pegadas de dinossauros de Carenque, no concelho de Sintra, adianta o jornal Público.

Segundo o jornal, as duas entidades terão ainda que “sinalizar e proibir o despejo de resíduos e a vigiar e controlar do acesso a este local que tem achados paleontológicos com mais de 90 milhões de anos”.

Este é o resultado de uma providência cautelar apresentada pelo prof. Galopim de Carvalho, conhecido como o “pai” dos dinossauros em Portugal, que ao visitar o local verificou que estava muito degradado e ao abandono.

Recorde-se, o trilho é monumento natural desde 1997, e, em 2001, foi aprovada a criação de um museu e de um centro de interpretação, mas a construção nunca avançou. Em meados dos anos 1990, obrigou mesmo a alterações no projeto da CREL, para preservar as pegadas.

Notícia na íntegra no jornal Público
Fotografia: Prof. Galopim de Carvalho / facebook