Os presidentes de Câmara, Basílio Horta, (Sintra); Carlos Carreiras, (Cascais); Hélder Sousa Silva (Mafra) e Isaltino Morais (Oeiras) vão de forma inédita, debater os impactos da pandemia Covid-19 no tecido empresarial e os novos desafios que estão a surgir em matéria de desenvolvimento económico local.

A iniciativa vai decorrer no âmbito da 4ª edição da Expo’Cascais, que se realiza já esta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de julho, no Palácio Estoril Golf & Wellness Hotel. O evento será transmitido online e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

O evento, promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Agência DNA Cascais, reune especialistas, para abordar a temática da “Imunidade Empresarial” e de que forma os empreendedores poderão garantir o seu “passaporte” para o futuro.

Da esquerda para a direita: Basílio Horta (Sintra); Carlos Carreiras (Cascais); Hélder Sousa Silva (Mafra) e Isaltino Morais (Oeiras)

Mas, os grandes temas da atualidade económica e turística não se ficam por aqui: o que têm os empresários de saber agora sobre as regras do e-commerce, da legislação do teletrabalho, da transição digital, da indústria 4.0 e dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Portugal 2030, serão outros assuntos igualmente em cima da mesa.

A iniciativa dividir-se em dois dias, sendo que no primeiro, (13 de julho), serão realizados webinars temáticos (ver programa na íntegra aqui) com entidades como o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Altice Empresas, Kaizen Institute, o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Autoridade Para as Condições do Trabalho (ACT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o Clube de Embaixadores de Cascais & Costa do Estoril (CECE) e a Associação de Turismo de Cascais (ATC).

Já no segundo dia (14 de julho) terá lugar o Congresso Cascais Futuro (ver programa na íntegra aqui), com destaque para a apresentação dos resultados do estudo “Avaliação do Impacto da Pandemia COVID-19 no Tecido Empresarial do Concelho de Cascais”, seguido do debate sobre “O Desafio na Gestão do Desenvolvimento Económico Local no Âmbito da Pandemia (com as presenças já confirmadas dos autarcas de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra).

A temática dos “Novos Paradigmas Relacionais e de Consumo”, ficará a cargo de representantes da Associação Portuguesa de Business Intelligence (APBI) e da Universidade Católica, estando o último painel – “Imunidade Empresarial como o Passaporte para o Futuro”, a cargo dos responsáveis da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), do Turismo de Portugal e da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP).