Temperaturas podem chegar aos 40 graus no sábado

As temperaturas máximas vão subir de forma gradual a partir de quarta-feira, podendo chegar aos 40 graus no sábado na região do Alentejo, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Patrícia Marques explicou que as temperaturas vão subir bastante, mas não está prevista uma onda de calor, uma vez que na segunda-feira as temperaturas baixam.

“Hoje as temperaturas descem em todo o país, mas a partir de amanhã [quarta-feira] começam a subir de forma gradual e de acordo com o que nós temos nos nossos modelos. As temperaturas vão chegar perto dos 40 graus na região do Alentejo, que é uma situação normal para esta época do ano. Pontualmente poderá haver sítios no interior do Alentejo que passem dos 40 graus, mas nas capitais de distrito espera-se que Évora e Beja cheguem aos 40 e 39 graus respetivamente”, disse.

De acordo com a meteorologista, a temperatura elevada mantém-se até domingo e depois desce.

“São valores normais para a época do ano. Ao fim ao cabo estamos no verão. Esta será é a primeira situação de tempo quente porque até agora os meses de junho e julho têm estado relativamente amenos e abaixo do normal para a época”, indicou.

Segundo o IPMA, as temperaturas máximas vão subir em todo o país, mas serão mais elevadas em Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco, que por norma são as regiões mais quentes do país.

Com a situação de tempo quente, vai aumentar o risco de incêndio já a partir de quarta-feira.