Avenida Almirante Gago Coutinho em Mem Martins com novos contentores

Alvo de requalificação por parte do Município de Sintra, a Avenida Almirante Gago Coutinho, em Mem Martins, foi palco da instalação de 20 contentores enterrados, no âmbito da renovação de contentorização em curso em várias localidades e que representa um investimento global de quatro milhões de euros dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).

Há novos contentores instalados nas pracetas Paiva Couceiro, Ivens, Mártires de Timor e Serpa Pinto e após a Rua Gil Eanes, em simultâneo com a empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins, com origem no reservatório de Ouressa.

Uma intervenção, também a cargo dos SMAS de Sintra, que ascende a 1 milhão e 500 mil euros e vai beneficiar mais de 13 mil habitantes.

Após a Avenida Almirante Gago Coutinho, a renovação de contentores vai prosseguir na Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes, estando prevista, na área da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, a instalação de um total de 234 equipamentos enterrados (75 indiferenciados, 53 para plástico/metal, 53 para papel/cartão e 53 para vidro), em substituição dos contentores de superfície, divididos por 53 pontos de deposição.

Aumento da capacidade de deposição

Os novos equipamentos aumentam a capacidade de deposição, por se tratarem de contentores que variam entre 5 m³ (indiferenciados, plástico/metal e papel/cartão) e 3 m³ (vidro), o que se traduz ainda numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público. Estes equipamentos apresentam ainda uma maior durabilidade e um menor investimento de manutenção.

Além de Mem Martins, a renovação de contentorização vai prosseguir na Tapada das Mercês, com instalação de 231 equipamentos, e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174 novos contentores), à semelhança do que sucede na Serra das Minas (Rio de Mouro) que tem em curso uma empreitada de instalação de 195 equipamentos.