Dos 278 concelhos de Portugal continental, há 45 no nível de risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive a limitação da circulação na via pública a partir das 23h00, anunciou hoje o Governo.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que nos concelhos de risco elevado ou muito elevado passará a existir uma limitação da circulação na via pública “a partir das 23h00 e até às 05h00”, explicando que a medida visa reduzir ajuntamentos, pelo que “não tem nenhuma exceção” relacionada com a apresentação de teste negativo de covid-19 ou certificado digital de vacinação.

A intenção do Governo é que a medida entre em vigor o mais rápido possível, prevendo que isso possa acontecer a partir de sexta-feira.

A proibição de circular de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai manter-se no próximo fim de semana, no âmbito das medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, anunciou o Governo.

A circulação na via pública nos concelhos de “risco elevado e muito elevado” passará a ser limitada a partir das 23h00.

Concelhos em “Risco Elevado”:

Alcochete; Alenquer; Arruda dos Vinhos; Avis; Braga; Castelo de Vide; Faro; Grândola; Lagoa; Lagos; Montijo; Odemira; Palmela; Paredes de Coura; Portimão; Porto; Rio Maior; Santarém; São Brás de Alportel; Sardoal; Setúbal; Silves; Sines; Sousel; Torres Vedras; Vila Franca de Xira.

Concelhos em “Risco Muito Elevado”:

Albufeira; Almada; Amadora; Barreiro; Cascais; Constância; Lisboa; Loulé; Loures; Mafra; Mira; Moita; Odivelas; Oeiras; Olhão; Seixal; Sesimbra; Sintra; Sobral de Monte Agraço.

Concelhos em “Alerta”:

Albergaria-a-Velha; Aveiro; Azambuja; Cartaxo; Bombarral; Idanha-a-Nova; Ílhavo; Lourinhã; Matosinhos; Mourão; Nazaré; Óbidos; Salvaterra de Magos; Santo Tirso; Trancoso; Trofa; Vagos; Viana do Alentejo; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Gaia; Viseu.

[atualizada]

DIRETO |
Conferência de imprensa do Conselho de Ministros: