Nos dias 04 e 17 de julho e 08 de agosto, Fred Martins será o anfitrião de encontros musicais com Mário Lúcio, Joana Amendoeira, Nancy Vieira e Angelo Torres, entre outros, nos jardins da quinta Camélia Gardens, em Sintra, com transmissão via streaming.

O cantor, compositor e violonista brasileiro Fred Martins será o anfitrião da série de concertos de verão Ultramarino – Encontros, que acontecerá em finais de semana de julho e agosto nos jardins da quinta Camélia Gardens, em Sintra, com início às 18h30.

A entrada é livre, porém limitada devido às restrições da pandemia e as reservas devem ser feitas antecipadamente através do email violaovoz2021@gmail.com.

Entretanto os concertos serão exibidos via streaming e seguirão disponíveis em formato audiovisual no canal do artista no Youtube. Além de interpretarem juntos ou individualmente alguns temas musicais, Fred Martins e seus convidados irão conversar sobre suas trajetórias e contextualizar suas afinidades musicais e culturais. 

“Este projecto tem o objectivo de contribuir para promover junto ao público, de forma gratuita e num ambiente especialmente aprazível, a diversidade e a qualidade artística lusófona produzida em território nacional, oferecendo repertório original e de alto nível poético e musical”, afirma Fred Martins ao SINTRA NOTÍCIAS, que incluiu ao alinhamento  canções como “14 anos”, de Paulinho da Viola; “Futuros Amantes”, de Chico Buarque, e “Luz Negra”, de Nelson Cavaquinho, que irão juntar-se no repertório aos seus próprios êxitos e às músicas do seu mais recente álbum, Ultramarino, como “A Filha da Porta-Bandeira”,” Fado Crioulo”e  “Zona Sul”. 

A agenda conta com três apresentações, sendo a primeira no dia 04 de julho (domingo), com a participação de Mário Lúcio, um dos maiores nomes da cena cultural de Cabo Verde. 

Mário Lúcio é o escritor mais galardoado internacionalmente de seu país, sendo de sua autoria o “Manifesto a Crioulização”. Fundador e líder do grupo musical Simentera, Mario Lucio tem suas composições nos principais estilos de música de Cabo Verde (como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira) interpretadas por Cesária Évora e por novos nomes da cena musical de seu país, como Mayra Andrade, Nancy Vieira e Lucibella, bem como por artistas de Portugal, Brasil, França e Itália.

No segundo encontro Ultramarino, no dia 17 de julho (sábado), o arquipélago africano volta aos holofotes com a participação do baixista, cantor e compositor Rolando Semedo e da cantora Nancy Vieira. No repertório, as canções “Mimória” e “Águ” (de Semedo), “O Samba de Diz” (Fred/M Diniz) e “Esperança de Mar Azul” (do cabo-verdiano Teófilo Chantre) e “Tu me acostumbraste” (Frank Dominguez). 

O terceiro e último encontro, já no dia 08 de agosto (domingo), contará com a fadista portuguesa Joana Amendoeira, o acordeonista e compositor galego Pedro Pascual e o ator são-tomense Ângelo Torres e  Mar, filha de Torres, que irá interpretar “Noites de São João” (do poema de Alberto Caieiro com música de Fred Martins).

Já Joana irá cantar “Entre o Calor e o Frio”, “Viver a Mil” e outras canções de seu recente álbum Na Volta da Maré, cujas composições são todas fruto de uma parceria entre Fred Martins e Tiago Torres da Silva. 

“Quero intrometer-me nas letras, na música e na melodia do Fred para preencher o espaço que existe entre as duas margens da África e da América do Sul. No meio das histórias e com as histórias, músicas e contos que podem passar por São Tomé, Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Portugal, Galiza e Brasil”, afirma o ator Ângelo Torres sobre sua participação no dia 08 de agosto, data de encerramento dos encontros.

SERVIÇO ULTRAMARINO – ENCONTROS
Dias 04 de julho, 17 de julho e 08 de agosto, às 18h30
Local: Quinta Camélia Gardens (Rua Rodrigo Delfim Pereira, Jardim da Vigia – 2710-500 – Sintra;
Telefones: 210 501 487 / 926 843 157).
Capacidade: 50 pessoas (cumprindo todas as regras de proteção indicadas pela DGS).

Bilhetes limitados disponíveis por meio de reserva pelo email violaovoz2021@gmail.com
Transmissão via streaming em https://www.youtube.com/FREDMARTINS 

PROGRAMAÇÃO:
Dia 4 de Julho (domingo)
Fred Martins convida Mário Lúcio (cantor, compositor, escritor, pensador e poeta cabo-verdiano)

17 de Julho (sábado)
Fred Martins convida Rolando Semedo (cantor, compositor, baixista) e Nancy Vieira (cantora), ambos de Cabo Verde

8 de Agosto (domingo)
Fred Martins convida Angelo Torres (ator são-tomense), Mar (revelação multi talento hispano-portuguesa), Joana Amendoeira (cantora portuguesa) e Pedro Pascual (acordeonista, compositor galego)