Estabelecimento Prisional de Sintra com surto de Covid-19

O estabelecimento prisional de Sintra está com um surto de Covid-19 e há 19 reclusos infetados, indica um comunicado a Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

Estabelecimento Prisional de Sintra | Imagem: Google

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informou, esta quinta-feira, que existe um surto de covid-19 no Estabelecimento Prisional de Sintra, com 19 reclusos infetados. 

Segundo o comunicado, enviado ao SINTRA NOTÍCIAS, foram realizado testes aos 280 reclusos da Ala B, depois de terem sido detetados três casos positivos.

Todos os 19 reclusos estão assintomáticos, mas, ainda assim, foram encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus, uma vez que é isso que está definido no protocolo. 

Os demais reclusos da Ala, que tiveram testes negativos, permanecem em quarentena profilática, com suspensão de atividades e sob vigilância clínica, indo repetir-se a testagem nos prazos definidos pela saúde pública”, lê-se no documento. 

Ainda de acordo com DGRSP, num universo de 11.348 reclusos a nível nacional, apenas 21 testaram positivo à covid-19. Cerca de 1.221 já recuperaram da doença.

A DGRSP, em articulação com a saúde publica, “continuará a desenvolver o trabalho de prevenção e de acompanhamento clínico que permitiu a resolução favorável dos casos anteriormente registados e prosseguirá com a campanha de vacinação da população reclusa que se prevê esteja concluída até ao final do presente mês de junho”, pode ler-se.

[em atualização]