
Em reunião de executivo, a Câmara de Sintra, aprovou apoios financeiros aos agrupamentos de escolas do concelho através do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE), com o objetivo de “promover uma educação mais inclusiva”, disponibilizando cerca de 14 mil e 600 euros.
Um dos apoios atribuídos enquadra-se na Medida 4 do programa da autarquia e “irá permitir a criação de uma sala de apoio à aprendizagem no Agrupamento de Escolas Queluz-Belas, destinada a alunos com multideficiência do 1º ciclo, permitindo-lhes desta forma ter as condições favoráveis à realização da sua escolaridade”, refere a autarquia em nota de imperensa.
A Medida 3, relativa ao apoio ao desenvolvimento dos planos anuais de atividades, atribuiu a cinco candidaturas de diversos agrupamentos um subsidio no âmbito de projetos pedagógicos inovadores, que “promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino”, pode ler-se.
“Sintra é um concelho de todos e para todos, sendo a educação uma das prioridades da autarquia”, refere Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhando que “é essencial criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos. Não queremos que ninguém fique para trás por falta de oportunidades ou de apoio”.

Recorde-se, o PAQUE concretiza-se através da implementação de 4 medidas de apoio: plano anual de atividades; diversificação da oferta educativa; apoio a projetos de educação especial e concurso de projetos.
Este programa da autarquia apoia técnica e financeiramente o desenvolvimento dos planos de atividades dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais e Encarregados de Educação; a aquisição de materiais e equipamentos fundamentais para o desenvolvimento das práticas no âmbito dos cursos profissionalizantes; a aquisição de materiais necessários ao funcionamento das unidades de educação especial; a concretização de práticas pedagógicas inovadoras e adequadas às crianças com necessidades educativas especiais do pré escolar e ensino básico da rede pública; o desenvolvimento de projetos ou iniciativas pedagógicas ou projetos que promovam boas práticas pedagógicas e que se destaquem pela sua qualidade e excelência.