Maiores de 35 anos podem agendar vacinação a partir de segunda-feira

O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 por pessoas com mais de 35 anos vai estar disponível a partir de segunda-feira, uma semana antes do inicialmente previsto.

Plano de Vacinação | SNS

A informação foi confirmada pelo coordenador da task-force de vacinação, Henrique Gouveia e Melo. As marcações ficam dependentes da disponibilidade dos diferentes centros de vacinação, que varia consoante o ponto do país.

Recorde-se, o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde revela ainda que 42% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina. O número equivale a cerca de 4 milhões e 300 mil pessoas.

Nos mais jovens, que estão na última fase de vacinação, entre os 25 e os 49 anos, 19% tem uma toma e apenas 10% tem a vacinação completa.

No Alentejo e com uma população envelhecida, metade já recebeu uma dose e é a região com a percentagem mais elevada de vacinação completa.

No Centro, com uma dose são 48% e, no norte, Madeira e Região de Lisboa e Vale do Tejo, 41% dos portugueses têm já a primeira dose. A região de Lisboa, atualmente com mais novos casos, tem a menor percentagem de pessoas com a vacinação completa.