O objetivo do protocolo tem como propósito obter o apoio do Exército Português – através do Regimento de Comandos e Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1, em Queluz – e da Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. na vigilância da Serra de Sintra, através de ações de prevenção contra incêndios e simultaneamente na defesa da floresta e na manutenção das condições de vida das populações locais.

“Este é um gesto de grande simbolismo e que esta colaboração vai muito além da vocação institucional”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, acrescentando “tratar-se de em conjunto servirmos a comunidade”.

Sendo a Serra de Sintra um espaço natural e cultural de relevo, o Exército Português irá realizar uma vigilância essencialmente móvel, disponibilizando diariamente uma viatura e três militares e a Parques de Sintra Monte da Lua, S.A. irá fornecer e manter os meios materiais necessários ao cumprimento da missão.

Serra de Sintra, posto vigilância da Pedra Amarela

O período de execução das ações previstas do protocolo decorre até 6 de outubro, incluindo o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (SDFCI).