Vacinação vai ser reforçada no concelho de Sintra admite a “task force”

A autarquia de Sintra mantém objetivo de chegar a setembro, com 70% da população vacinada, mas "não é aceitável dificuldades diárias por falta de organização", disse Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

A capacidade de vacinação vai ser reforçada no concelho de Sintra. A garantia foi dada esta quarta-feira pelo coordenador da task force da vacinação, contra a Covid-19, durante uma visita ao Pólo de Vacinação em Monte Abraão e que contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.

O vice-Almirante, Gouveia e Melo reconhece que o concelho de Sintra está “atrasado em relação a outros na região de Lisboa” e por esse motivo, admite criar mais um espaço. Contudo “para aumentar a capacidade” de vacinação, Gouveia e Melo pretende uma “melhor a eficiência, dos espaços que já existem, e se for necessário aumentar com mais um espaço”.

O vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, admitiu que há um problema com as filas longas e demoradas e que este é um caso que gera preocupação.

“Estamos aqui para resolver este problema (…) É um problema indesejável que não pode acontecer”, afirmou o responsável pela task force aos jornalistas.

(…) “Não é aceitável dificuldades diárias por falta de organização” [Basílio Horta]

“Com o coordenador da task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, vamos resolver alguns dos constrangimentos que se têm verificado nos centros de vacinação do concelho de Sintra”, disse Basílio Horta, sublinhando que “a Câmara de Sintra garantiu todo o investimento, logística e recursos humanos solicitados nestes equipamentos”.

Segundo o presidente da Câmara de Sintra, “não é aceitável dificuldades diárias por falta de organização. Vamos resolver todos os problemas e permanecer centrados no nosso objetivo de atingir a imunidade de grupo ainda durante o mês de julho”.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Sintra explicou que decidiu pedir apoio à ‘task force’ para operacionalizar a vacinação no concelho. “Como não estava a acontecer junto da ARS e do Governo, a Câmara decidiu pedir que a ‘task force’ desse um apoio grande e nós próprios assumimos responsabilidades que não tínhamos até agora e que agora passamos a ter e assumimos com gosto isso”, disse o autarca.

Basílio Horta sublinhou que havia necessidade de mudar e é isso que vão fazer: “vamos operacionalizar, vamos vacinar mais com aquilo que temos e se for necessário vamos recuperar e recrutar”.

Recorde-se, o novo Centro de Vacinação, localizado no Pavilhão Municipal João Carlos Cifuentes, em Monte Abraão, junta-se aos outros centros já disponíveis no município, com o objetivo de aumentar a capacidade de vacinação da população, no combate à pandemia.

As filas junto ao centro de vacinação contra a covid-19 em Monte Abraão, têm sido longas e demoradas, nos últimos dias. Na terça-feira de manhã, a situação voltou a complicar-se. Esta manhã, também o centro de vacinação de Ouressa, em Mem Martins, voltou a registar filas longas e demoradas.

Recorde-se, a autarquia de Sintra mantém objetivo de chegar a setembro com 70% da população vacinada. Neste momento pouco mais de 30% da população do concelho, já tomou pelo menos uma dose da vacina.

[atualizada, 17h02]