Promovido pela Divisão de Sintra em articulação com as Brigadas de Proteção Ambiental da PSP, o evento está a decorrer entre as 10h00 e as 16h00 e visa sensibilizar para a proteção e preservação do ambiente, numa data instituída em 1972, pelas Nações Unidas, por ocasião da Conferência de Estocolmo, a primeira dedicada às questões ambientais.
A comemorar o 75.º aniversário, os SMAS de Sintra pretendem assumir-se como a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, nas suas três áreas de atividade: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.
Neste evento, os SMAS de Sintra destacam a Operação “Sintra e os Biorresíduos”, de recolha seletiva de resíduos alimentares, e o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!”.
Além dos SMAS de Sintra e da PSP, o evento conta com a participação da Câmara de Sintra, através da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, da Associação Empresarial do Concelho de Sintra e da empresa SUMA, sendo palco ainda de uma exposição de trabalhos realizados por alunos da Escola Escultor Francisco dos Santos (Fitares-Rio de Mouro).