Dia da Criança com entradas gratuitas nos Parques de Sintra

Os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra, vão comemorar e assinalar o Dia Mundial da Criança, com muitas surpresas.

Os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra, vão comemorar e assinalar o Dia Mundial da Criança, com muitas surpresas. Esta terça-feira, as crianças até aos 12 anos, além de beneficiarem de entradas livres, vão ter acesso gratuito, mediante inscrição prévia, a um conjunto de experiências especialmente concebidas para o público infantil.

Incluem-se visitas temáticas nos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz, o espetáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre “Crininhas vai para a Escola” e passeios de pónei no Parque da Pena.

A data é também assinalada com o lançamento do “Sintra Palace Treasure Hunt”, uma aplicação gratuita de gaming para o público juvenil, que alia ao entretenimento a componente pedagógica.

O jogo consiste numa caça ao tesouro virtual que recorre à realidade aumentada, cujo objetivo é a descoberta dos nove tesouros escondidos ao longo do circuito de visita, complementados com conteúdos relativos à história do Palácio Nacional de Sintra, apresentados em português e em inglês por uma figura animada que evoca o rei D. Manuel I. Para jogar, basta dispor de um smartphone com sistema operativo Android e descarregar a app.

Quanto às atividades que as crianças podem experimentar gratuitamente neste dia, os mais curiosos podem escolher entre “Uma Aventura no Palácio da Pena”; o “Tesouro do Rei”, no Palácio Nacional de Sintra; a descoberta do “Diário da Princesa”, no Palácio Nacional de Queluz; ou mesmo um desafiante peddy-paper no Parque de Monserrate.

Os que adoram interagir com animais e saber mais sobre eles, não vão querer perder o espetáculo da Escola Portuguesa de Arte Equestre “Crininhas vai para a Escola”, às 11h30, no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, em Belém (Lisboa).

Através da história do jovem cavalo Crininhas, as crianças ficam a saber um pouco mais sobre esta arte e os exercícios que os cavalos e os cavaleiros faziam no tempo dos reis e das rainhas. Às 15h00, “Com o Burro e a Galinha descobrimos a Quintinha” é uma experiência que permite explorar todos os recantos da Quintinha de Monserrate e desvendar os segredos da vida no campo. No Parque da Pena, há ainda os passeios de pónei, entre 10 e as 16h00.

Para participar nestas experiências, é necessária uma inscrição prévia através do e-mail info@parquesdesintra.pt, estando a lotação estabelecida de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde. Os passeios de pónei, no Parque da Pena, serão efetuados por ordem de chegada e estão limitados à disponibilidade no local.