SMAS de Sintra inauguram obra de arte de Bordalo II que assinala os 75 anos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) inauguraram esta sexta-feira, uma criação artística de Bordalo II, que retrata um falcão-peregrino, no âmbito das comemorações do 75.º aniversário dos SMAS.

A nova criação artística de Bordalo II ocupa uma fachada das Instalações Oficinais da Portela (Avenida Almirante Gago Coutinho, Sintra), mas poderá ser apreciado pela população em geral, por todos aqueles que circulam na Avenida Almirante Gago Coutinho, em particular os que utilizam a ciclovia entre a Portela de Sintra e Ouressa (Mem Martins).

Afirmando-se como a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, os SMAS lançaram o desafio a Bordalo II para que criasse uma obra da série “Big Trash Animals”, inspirada na fauna do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC).

Na série “Big Trash Animals”, Bordalo II já concebeu 220 peças e reutilizou 72 toneladas de plástico em fim de vida. Nestes trabalhos, Bordalo II chama a atenção para o problema da produção de lixo, o desperdício, a poluição e os seus efeitos nocivos para o planeta.

“A ideia passa por representar uma imagem da natureza, neste caso os animais, construída com aquilo que a destrói”, explica o artista, neto do pintor Real Bordalo.

“Os SMAS de Sintra são um excelente parceiro e é com grande estima e orgulho que produzimos esta peça para o seu 75.º aniversário, representando um animal tão nobre como a entidade que o vai acolher”, realça Bordalo II, que explica a escolha do falcão-peregrino “pela imponência e força que transmite e também pela importância que esta ave de rapina tem no ecossistema” do PNSC.

Com esta peça, além de alertar para o estatuto de vulnerável do falcão-peregrino, Bordalo II presta homenagem “a uma das entidades que contribui grandemente para a manutenção do ambiente local: os SMAS de Sintra”.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 190 mil clientes. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água

Com um plano plurianual de investimentos, entre 2021 e 2025, que ascende a mais de 80 milhões de euros, os SMAS de Sintra estão a desenvolver um conjunto de investimentos nas suas três áreas de atividade.

Na área da recolha e transporte de resíduos urbanos, os SMAS de Sintra estão apostados em aumentar os níveis de reciclagem e em reduzir os resíduos encaminhados para aterro. Constituindo uma obrigação a partir de 2024, a recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) motivou a realização de um projeto piloto na freguesia de Rio de Mouro, que abrangeu 15 mil pessoas.

Em abril deste ano, os SMAS deram início à Operação “Sintra e os Biorresíduos”, que vai abranger mais 75 mil munícipes, na Freguesia de Colares, na União de Freguesias de Sintra e em localidades de Algueirão-Mem Martins, Queluz/Belas e Rio de Mouro.

A inauguração da criação artística de Bordalo II contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, do Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, Ana Duarte, do Conselho de Administração dos SMAS e de Bordalo II.

Considerado o animal mais rápido do mundo (podendo atingir velocidades de 320 km/h), o falcão-peregrino apresenta um estatuto de conservação classificado como vulnerável, sendo ameaçado pela ocupação urbana da zona litoral, onde nidifica nas paredes rochosas. Residente na área do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), o falcão-peregrino ocupa arribas costeiras, áreas escarpadas do interior e zonas abertas com abundância de presas, alimentando-se de aves que captura em pleno voo.