NewsMuseum e Mitos e Lendas de Sintra reativam o turismo na Vila

O NewsMuseum e o Centro Interativo Mitos e Lendas de Sintra reabriramm hoje, Dia Internacional dos Museus, com novos conteúdos e experiências que melhoram a relação com os visitantes e reativam o turismo no Centro Histórico de Sintra, a vila mais romântica de Portugal.

Com um design renovado, o NewsMuseum acolhe agora conteúdos dedicados às histórias locais e aos equipamentos e pontos de interesse turísticos de Sintra e dá destaque a dois temas da atualidade: Covid-19 e crise climática.

São ainda reforçadas as ofertas do Serviço Educativo e Institucional, no âmbito de uma nova parceria com a Associação Turismo de Lisboa, em articulação com o Mitos e Lendas de Sintra, onde se contam histórias e segredos em torno do misticismo da vila.

Esta iniciativa ganha especial relevância num momento fundamental para a reativação do turismo em Sintra, tendo em conta que, em 2020, a pandemia Covid-19 provocou uma quebra de 78,1% nas dormidas de não residentes em estabelecimentos de alojamento turístico da vila.

(…) “O Newsmuseum é acima de tudo a obra de um homem e de uma equipa. É uma obra exemplar. E esta reabertura e esta parceria com o Mitos e Lendas de Sintra marca mais um passo decisivo na sua história” [Basílio Horta]

  • “É com novos motivos que queremos criar uma nova razão para visitar Sintra e valorizar cada vez mais o nosso Turismo” convida José Luís Arnaut, presidente Adjunto da Associação @TurismodeLisboa, na reabertura do #Newsmuseum e do Mitos e Lendas de Sintra.
  • “Hoje estamos provavelmente a entrar numa nova fase, mais otimista, em que a atividade turística pode ser retomada, com toda a prudência”, sublinha Vítor Costa, da Entidade Regional @TurismodeLisboa
  • “Cremos que esta parceria vem contribuir para potenciar o Turismo na região de Sintra e reavivar o Turismo no nosso país” sublinha @lpmpessoal na reabertura do #Newsmuseum e do Mitos e Lendas de Sintra.

Novos espaços

Na “News TV”, área onde se pode gravar uma reportagem de televisão, há 4 novos temas disponíveis: “O Mistério da Estrada de Sintra”, “Espiões II Guerra em Sintra”, “Eleição Património Mundial” e “A Queijada Vencedora”.  As reportagens feitas pelos visitantes ficam disponíveis no canal de YouTube do NewsMuseum.

Em “Retratos”, numa exposição fotográfica criada em parceria com a agência Lusa, Sintra é revelada através da lente de jornalistas, nas suas múltiplas facetas ricas em paisagem, monumentalidade e histórias.

No elevador, e a acompanhar-nos na subida até ao terceiro piso durante 37 segundos, é reproduzido um soundbite, um som que fez história, mostrando que o mundo se pode transformar em menos de um minuto. Neste momento, ouve-se António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas: “I call on all leaders worldwide to declare a State of Climate Emergency” (12/12/2020), no âmbito do Summit Climate Ambition 2020. No seu discurso, António Guterres incitava todos os governos do mundo a declararem Estado de Emergência Climática até que o mundo atinja a neutralidade carbónica.

Aproveitando a centralidade deste equipamento na vila, o NewsMuseum passa também a desenvolver um papel na Informação Turística de Sintra, ao criar um Posto de Informação/Loja que disponibiliza a oferta dos vários operadores turísticos e vende artigos alusivos à região.

NewsMuseum:
O NewsMuseum é a primeira Media Age Experience da Europa, uma viagem pela história recente do mundo através da narrativa dos Media. A sua missão é promover a literacia mediática e o conhecimento sobre Comunicação, Informação e Jornalismo. É um museu interativo com mais de 300 artigos de consulta, 16 horas de multimédia em 25 módulos temáticos, numa viagem através da cobertura mediática de episódios da história recente de Portugal e do Mundo.

Centro Interativo Mitos e Lendas de Sintra
Num percurso que, em 17 espaços, cruza a realidade e a ficção a várias dimensões, o Centro Interpretativo Mitos e Lendas de Sintra convida a uma viagem pelo misticismo, segredos e romantismo da vila, através da história, música e literatura, com recurso a cenografia, técnicas multimédia e experiências sensoriais.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h00 às 18h30