Sintra entre as cidades europeias com boas práticas ambientais

Sintra está entre as 148 cidades europeias que assumem boas práticas para minimizar os efeitos das alterações climáticas, de acordo com o relatório divulgado pelo Carbon Disclousure Project - CDP.

No documento foram analisadas 812 cidades mundiais por uma organização independente ligada ao ambiente, que incluem 25 cidades nacionais. Sintra encontra-se nesta análise, estando nos 75 % dos municípios portugueses que dispõem de planos de adaptação e de boas práticas para enfrentar as alterações climáticas, um valor acima da média global.

O CDP salienta a importância da elaboração de um plano de adaptação, sendo essencial para que uma cidade consiga enfrentar os riscos decorrentes das alterações climáticas.

Os planos incluem medidas de eficiência energética, de geração de fornecimento de energia com baixo ou zero de carbono e de redução de CO2 emitidos por veículos motorizados e transportes públicos. Em relação às práticas, o relatório realçou o mapeamento de cheias, plantação ou criação de espaços verdes e a incorporação do fator alterações climáticas em documentos de planeamento a longo prazo.

Este relatório assinala os 10 anos de cidades que comunicam dados ambientais ao Carbon Disclousure Project CDP, uma organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.