O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em território continental para combater a epidemia de covid-19 até ao dia 31 de maio, anunciou a ministra de Estado Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Esta decisão de renovar a situação de calamidade, que se aplica ao território continental de Portugal, foi anunciada por Marina Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros. A atual situação de calamidade entrou em vigor em 01 de maio e, se não fosse renovada, terminaria às 23h59 horas deste domingo.

Há acertos a fazer: “Estes são para todos os concelhos que estiverem num nível maior de desconfinamento – quase todos – e são a possibilidade de entrada em atividade dos itinerantes de diversão, dos parques infantis (que não os públicos que já estavam abertos há 15 dias) e dos parques aquáticos”. 

Já as atividades desportivas passam a ser até às 22h30, acompanhando os horários da restauração e das atividades culturais.

Fora estas alterações, “todo o conjunto de regras mantém-se o mesmo”. A ministra recordou também que “os peritos estão a trabalhar para um novo quadro com o qual viveremos a partir do fim do mês de maio”. 

Quanto aos concelhos, a governante referiu que “avançam no processo de desconfinamento, acompanhando o resto do país, três concelhos”. São eles Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes.