“A candidatura ibérica para receber o Campeonato da Europa de 2028 é agora uma realidade. Portugal e Espanha lutarão juntos para organizar o evento continental de excelência, uma vez que a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federação Espanhola de Andebol já apresentaram o documento de formalização de candidatura à EHF”, escreveu a FAP na sua página oficial na internet.

A “filosofia” apresentada pelos dois países ibéricos, “em desenvolvimento em direção à elite”, tem como base “jogar sob o mesmo hino”.

Para o presidente da FAP, Miguel Laranjeiro, a candidatura conjunta é o resultado de “uma grande cooperação entre os dois países e de uma união que promova a realização” da prova na Península Ibérica.

Por sua vez, o homólogo da Real Federação Espanhola da modalidade, Francisco Blázquez, refere que se trata de uma “candidatura ambiciosa, mas sustentável, com um projeto comum que se baseia na paixão por este desporto”.

Caso a candidatura ibérica seja a escolhida, o calendário concebido para o torneio, que decorrerá entre 13 e 30 de janeiro de 2028, terá uma semana de competição na ronda preliminar em Lisboa, dividida em dois grupos, Madrid, Málaga, Valência e Ourense.

A ronda principal realizar-se-á em Madrid e Lisboa, com as meias-finais e a final a disputarem-se na capital espanhola.

Fotografia: arquivo