SMAS de Sintra assinalam o 75.º aniversário

Os SMAS de Sintra celebraram o seu 75.º aniversário esta segunda-feira, assinalado com o lançamento de um selo e postal comemorativo pelos CTT – Correios de Portugal.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Concelho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta, que mencionou o “grande trabalho que os SMAS têm feito no Município e pelo qual a autarquia possui uma enorme consideração, respeito e reconhecimento da sua insubstituível utilidade para o concelho de Sintra”.

Basílio Horta recordou ainda os investimentos feitos pelos SMAS de Sintra, que refere “são realizados onde existe uma maior necessidade e onde os munícipes precisam que sejam feitos. E isto é fazer serviço público”, realçando o trabalho de “competência, investimento e capacidade de gerir bem aquilo que é um interesse público e um interesse do Estado”, por esta entidade municipal.

SMAS de Sintra assinalam o 75.º aniversário

A cerimónia ficou marcada pela obliteração de um selo comemorativo e de um inteiro postal, evocativo dos 75 anos dos SMAS de Sintra, em parceria com os CTT. O momento ficou assinalado com o carimbo e assinatura dos mesmos pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, pelo Diretor Delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e pelo Administrador Executivo dos CTT, João Sousa.

A criação do selo comemorativo e inteiro postal pretendem eternizar este momento solene de 75 anos de serviço público.

Durante o evento, foram ainda entregues medalhas aos trabalhadores pelos seus 25 e 40 anos de serviço e homenageados os colaboradores aposentados no ano de 2020.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 190 mil clientes, servindo uma população de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.