Pedro Ventura é o candidato da CDU à Câmara de Sintra

Pedro Ventura, atual vereador da CDU na Câmara Municipal de Sintra, é o candidato à presidência da Câmara, enquanto Ana Maria Alves, assume a candidatura à presidência da Assembleia Municipal de Sintra, nas próximas eleições autárquicas.

Pedro Ventura, vereador da CDU na Câmara de Sintra é o candidato à autarquia

A Coordenadora Concelhia de Sintra da CDU confirmou esta segunda-feira, Pedro Ventura, como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Sintra e a Ana Maria Alves, [eleita na Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins], como candidata à presidência da Assembleia Municipal de Sintra (AMS), nas próximas eleições autárquicas.

Pedro Ventura é atualmente Vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Sintra e consultor nos SIMAR de Loures e de Odivelas. Exerce ainda consultadoria científica ao nível do património cultural.

É sócio dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Penaferrim, da ACERT, do CPPC, do Sport Lisboa e Benfica. Membro da direção da Associação de Inquilinos Lisbonenses e do Centro Social de Tourigo, IPSS.

É militante do Partido Comunista Português, Membro da Direcção Regional de Lisboa, do Executivo e da Comissão Concelhia de Sintra do PCP.

Pedro Ventura (CDU) candidato à presidência da Câmara de Sintra

Pedro Ventura, de 45 anos, reside no Concelho de Sintra, é licenciado em História-variante de Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestre em História do Século XX na UNL – Faculdade de Ciências Sociais, e Humanas e pós-graduado em Direito da Água (Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

Desde 2000 exerce consultadoria científica (Estudos de Impacte Ambiental, Planos de Pormenor, Planos de Urbanização, PDM, outros) ao nível do património cultural em diversas empresas/instituições privadas.

Em 2003, por convite da UNESCO, foi co-coordenador do projecto de investigação arqueológico internacional ANSER (Antigas Rotas de Navegação no Mediterrâneo). Em 2005, colaborou na organização do Arquivo da Federação Mundial da Juventude e dos Estudantes, órgão consultivo da ONU (Budapeste – Hungria), com o apoio da UNESCO.

Foi Vereador da Câmara Municipal de Sintra, entre Abril de 2012 e Outubro de 2017, tendo assumido os pelouros das Actividades Económicas, Licenciamentos e Gestão de Mercados e o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor. 

No mesmo período foi ainda Presidente da Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), Administrador da Fundação CulturSintra, Administrador dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Sintra (SMAS Sintra), Representante do município de Sintra na AMAGÁS e AMEGA, Administrador da empresa Higiene Pública, Empresa Municipal (HPEM), Vogal do Conselho Directivo da AMTRES (Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos) e Membro dos Órgãos Sociais e fundador da Associação Saloia (A2S). 

Ana Maria Alves (CDU) candidata à Assembleia Municipal de Sintra

Ana Maria Alves, de 61 anos, reside no Concelho de Sintra, é  professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Exerceu funções docentes no Concelho de Sintra, em várias localidades, desde os anos 80, ultimamente no Agrupamento Visconde de Juromenha, na freguesia de Algueirão- Mem Martins. Fez parte de vários órgãos de direção e assumiu vários cargos pedagógicos. Atualmente, como professora requisitada, exerce funções  na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular na Direção Geral de Educação.

Ao longo da sua vida tem desenvolvido um trabalho de pesquisa e de práticas pedagógicas que favoreçam integralmente as competências, processos cognitivos e atitudes dos alunos. Participou nos órgãos do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) e em várias lutas encabeçadas por aquela estrutura sindical.

Ao nível autárquico foi, várias vezes, candidata, em listas da CDU, tendo sido membro, entre 2014 e 2017, do executivo da Freguesia de Algueirão – Mem Martins, sendo atualmente eleita na Assembleia daquela Freguesia.

É membro da Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia de Algueirão – Mem Martins e do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres.

É militante do Partido Comunista Português, membro da Comissão de Freguesia de Algueirão – Mem Martins.

[atualizada, 13h54]