Sintra cria Hortas Inclusivas em escolas e associações do concelho

A autarquia de Sintra deu início ao projeto Hortas Inclusivas, com a instalação em escolas e associações do concelho de equipamentos adaptados para a criação de hortas, num investimento de 20 mil euros.

Horta Urbana em Monte Abraão, Sintra | Imagem: Sintra Notícias - arquivo

Os equipamentos instalados possibilitam a concretização de atividades lúdicas e ocupacionais no meio ambiente, fomentam o contacto com a natureza, a aprendizagem sobre horticultura e são motor de promoção para uma alimentação saudável.

A instalação destes equipamentos em diversos espaços visa a sua utilização por crianças e adultos com necessidades especiais e/ou mobilidade condicionada, contribuindo de forma muito significativa para a inclusão social em ações conjuntas em escolas e equipamentos sociais.

Estes equipamentos apresentam vantagens, como a possibilidade do aparecimento de alguns tipos de pragas; o armazenamento e reutilização de águas provenientes das chuvas e regas, através do depósito existente no fundo do equipamento; diminui a perda de nutrientes por lixiviação, por ser um sistema em circuito fechado e fácil mobilização do equipamento.

A concretização do projeto Hortas Inclusivas em Sintra irá garantir um elevado contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente Erradicar a Fome (ODS 2), Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13) e Proteger a vida terrestre (ODS 15).