O executivo municipal aprovou em reunião de executivo, a adjudicação das obras de construção de espaços de estadia e jogos tradicionais, num investimento de 125 mil euros, valor que será suportado por parte da Câmara Municipal de Sintra.
Esta empreitada, com o prazo de execução de 180 dias e uma área total de 3.135 m², tem como propósito revitalizar, diversificar e melhorar a zona envolvente da Reserva Arqueológica de São Marcos, promovendo condições para a prática de atividades lúdicas.
Após a primeira fase concluída de recuperação e requalificação dos percursos e equipamentos lúdicos existentes – espaços de jogo e recreio infantil e juvenil – e a instalação de um parque de merendas, pretende-se, nesta segunda fase, dinamizar a zona norte do Parque onde atualmente existem dois campos de jogos.

“Uma das prioridades da Câmara é a realização de intervenções no espaço público com criação de espaços verdes e de lazer nas zonas urbanas do concelho. Queremos que seja atrativo viver em Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer”, disse na última Presidência Aberta, à freguesia, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.
A intervenção incluí a colocação de um novo portão e construção de percurso acessível com ligação à rede de percursos da urbanização, que inclui um novo acesso da Praceta Príncipe da Beira.
Ainda a reabilitação de percursos pedonais; construção de uma plataforma para instalação de bancada; construção de um percurso pedonal que fará a ligação entre os percursos construídos e os novos espaços de estadia e jogo; construção de recintos para a prática de jogos tradicionais, com pavimentos adequados a cada modalidade; construção de plataformas de estadia e lazer e a colocação de novo mobiliário urbano.

A intervenção tem por objetivo reabilitar os espaços desportivo, lúdico e cultural, existentes no Centro Cultural Carlos Paredes bem como a manutenção de todo o espaço exterior envolvente.
Na área de jogo e recreio irá ser construído um novo espaço de lazer onde serão instalados equipamentos adequados a diversos grupos etários.
Os percursos pedonais existentes serão intervencionados estando também prevista a criação de novos percursos.
Imagem: Google Maps