Em conferência de imprensa, esta tarde, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que “o objetivo da campanha de vacinação é salvar vidas e prevenir a doença grave. Este objetivo é alcançado com qualquer uma das vacinas aprovadas e ultimadas em Portugal.”

“A Direção-Geral da Saúde recomenda, até estar disponível informação adicional, a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos. O plano de vacinação é ajustado para garantir que todas as pessoas são vacinadas com a vacina que protege”, afirmou.

Graça Freitas disse também que as pessoas que já tomaram esta vacina devem sentir-se seguras porque até tomarem a segunda dose, já haverá mais informação sobre os potenciais riscos.

Em relação a quem tomou a vacina há menos de duas semanas, a diretora-geral da Saúde apelou a que se mantenha atento aos sinais que podem indicar um potencial evento secundário.

Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed, indicou que “acima dos 60 anos, não se identificou ocorrência destes fenómenos trombóticos”. “À medida que a idade avança, risco de complicação da Covid-19 aumenta e de complicação pela inoculação diminui. Nas camadas mais jovens, o risco de complicação da Covid é mais baixo e o risco de complicação pela inoculação da vacina da AstraZeneca é maior”, frisou.

Vacinação de docentes e não docentes adiada “uma semana”

O coordenador da task force para a vacinação anunciou ainda que a vacinação de docentes e não docentes será adiada uma semana, isto é, em vez de decorrer este fim de semana, como estava previsto, realizar-se-á no próximo fim de semana.

O vice-almirante Gouveia e Melo garantiu, no entanto, que o plano de vacinação “não sofre grandes alterações”.

TOME NOTA:

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai acrescentar a possibilidade de tromboembolia na lista de possíveis efeitos secundários após a toma da vacina da AstraZeneca.

Em comunicado, o regulador europeu apresentou uma lista de sintomas aos quais deve estar atento caso tenha sido vacinado com este fármaco:

  • falta de ar;
  • dor no peito;
  • pernas inchadas;
  • dor abdominal persistente;
  • sintomas neurológicos, incluindo dores de cabeça fortes e persistentes;
  • visão turva;
  • pequenas manchas de sangue sob a pele além do local da injeção.

Caso tenha alguns destes sintomas, a EMA recomenda que procure “assistência médica imediata”.

Recorde-se, vários países já decidiram, entretanto, traçar limites e não administrar a vacina da AstraZeneca abaixo de certas idades por uma questão de segurança: 30 anos no Reino Unido, 55 anos em França, Bélgica e Canadá, 60 anos na Alemanha, Itália e nos Países Baixos ou 65 anos na Suécia e na Finlândia.

Sintra Notícias com Lusa
Fotografia:

[em atualização]