Governo anuncia medidas para Páscoa

O Conselho de Ministros voltou a reunir-se esta sexta-feira para aprovar as medidas que acompanham a renovação do estado de emergência já aprovada pela Assembleia da República.

A ministra do Estado e Presidência diz haver “condições para continuar o plano de desconfinamento a conta-gotas”, mas alerta para a necessidade de haver “cautela”, dado que há um aumento do valor do R.

Mariana Vieira da Silva lembra que, para o período da Páscoa, está em vigor a proibição de transição de concelhos e o dever de ficar em casa, adiantando que as medidas que vão entrar em vigor a partir de 5 de abril só serão decididas no dia 1 de abril.

“O Governo hoje decidiu de forma eletrónica prorrogar o atual decreto até 05 de abril e decidir apenas quais são as regras a partir de 05 de abril no próximo dia 01 de abril, na próxima quinta-feira. Significa que vamos decidir com base em dados mais atuais e mais próximos da realidade nesse dia. Esta é uma decisão de cautela e de alerta quanto às condições que temos de garantir para poder prosseguir o plano de desconfinamento”, afirmou a ministra da Presidência.

Numa conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva adiantou também que Portugal está neste momento com uma incidência acumulada a 14 dias de 67,7 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissão (Rt) de 0,81.

“O percurso mostra que temos condições para continuar o plano de desconfinamento, mas também mostra que nos temos aproximado de forma significativa do Rt igual a 1 e que, portanto, precisamos de ter cautela na continuação do plano de desconfinamento”, sublinhou.

Destacou a continuidade da proibição de circulação entre concelhos já em vigor e até dia 05 de abril, lembrando que o facto de o país se encontrar na ‘zona verde’ da matriz apresentada pelo primeiro-ministro, António Costa, em 11 de março, no plano de desconfinamento, “não quer dizer que estejamos livre e que todas as atividades estejam abertas”.

“As regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo-se o prolongamento da proibição da circulação para fora do concelho, que vigora desde as 00:00 horas de hoje até às 23:59 do próximo dia 05 de abril. O decreto é em tudo o resto igual”, disse.

Recorde-se, a renovação do Estado de Emergência até 15 de abril para permitir medidas de contenção da Covid-19 foi aprovada esta quinta-feira com o apoio de PS, PSD, CDS e PAN.

[em atualização]

Em direto: ‘Briefing’ do Governo: