task force responsável pela aplicação do plano de vacinação contra a covid-19 quer aumentar a capacidade de administração de vacinas já em abril, na segunda fase do plano, numa altura em que se espera que o número de doses comece a chegar em maior número a Portugal.

Contudo não há enfermeiros suficientes no Serviço Nacional de Saúde para corresponder a este aumento de ritmo nos centros de vacinação em massa. Para contornar as dificuldades, autarquias como Sintra, Cascais, Loures, Lisboa e Gaia, pedem ajuda a farmacêuticos, já que o governo não consegue assegurar novas equipas de enfermeiros e médicos nos cerca de 150 centros de vacinação em massa no país.

A notícia avança esta quarta-feira pelo jornal Público, adianta que “atualmente, Portugal está a vacinar cerca de 20 mil pessoas por dia. O objetivo, seria aumentar este número para 60 mil em abril e superar a barreira dos 100 mil já em maio e junho”. Para isso, a task force, segundo avança o jornal, quer ter mais de 150 centros de vacinação em massa. No entanto, sem um reforço dos recursos humanos, não haverá um corpo profissional suficiente para dar resposta a estas metas.

Ao Público, Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, diz que não acredita que haja profissionais de saúde em número suficiente para assegurar a campanha de vacinação em massa, sublinhado que “começámos há três meses e ainda não conseguimos acabar a fase 1”.

Diogo Urjais, presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, também ao jornal Público, afirma que, no que toca aos recursos humanos, se “já estávamos em défice antes da pandemia”, “sem reforço, vai ser difícil assegurar a vacinação contra a covid-19 sem afetar a atividade assistencial normal”, relembrando que atualmente “os profissionais já estão a fazer horas extraordinárias para poderem vacinar, nomeadamente ao fim-de-semana”.

Basílio Horta, visitou esta terça-feira, posto de vacinação no Mercado de Agualva, um dos cinco polos no concelho, que permitem vacinar cerca de 1500 munícipes por dia | Foto: facebook

Solução inovadora em Sintra

A resposta levada a cabo pelo município de Sintra liderado por Basílio Horta tem sido apontada como uma das soluções. Segundo o jornal Público, que cita uma estimativa de Ema Paulino, da direção da Ordem dos Farmacêuticos, em Portugal há cerca de quatro mil farmacêuticos com competência para vacinar.

Face às adversidades as respostas dos autarcas têm sido várias, a Câmara Municipal de Cascais está a contratar enfermeiros para integrarem os dois postos de vacinação no concelho, o Porto respondeu com a criação de um drive thru (vacinar as pessoas sem que elas tenham de sair do carro), com capacidade para vacinar 60 mil pessoas por dia e a Câmara de Sintra celebrou um acordo pioneiro com a Associação Nacional de Farmácias para que farmacêuticos possam integrar as equipas de vacinação dos centros de saúde nesses postos extra.

Os cinco polos de vacinação Covid-19 no Concelho de Sintra, estão instalados no Complexo Desportivo Municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e no Regimento de Artilharia Anti-Aérea, nº1 (RAAA1), em Queluz.


[atualizada, 11h56]
Sintra Notícias com Jornal Público
Fotografia destaque: SNS / Infarmed