Ricardo Baptista Leite, um dos membros do núcleo duro Rui Rio, é mais um nome em cima da mesa para defrontar Basílio Horta nas eleições autárquicas deste ano. Depois de Santana Lopes, Marco Almeida ou António Pinto Pereira terem sido apontados com possíveis candidatos a Sintra, o DN deste domingo avança que o vice-presidente do PSD está a ser ponderado para Amadora ou Sintra.

O nome do deputado do PSD, que é também deputado municipal em Cascais, está longe de ser consensual. Em Sintra são muitos os que defendem uma terceira recandidatura de Marco Almeida à Câmara Municipal de Sintra. No entanto a concelhia do PSD aprovou, em comissão política, a indicação de António Pinto Pereira como candidato do PSD à autarquia sintrense.

Já Santana Lopes parece definitivamente afastado da corrida em Sintra.

Ricardo Baptista Leite ganhou, recentemente, protagonismo nas redes sociais quando fez um relato dramático sobre o seu turno de 12 horas no Hospital de Cascais. A mensagem nas redes sociais descrevia um cenário que o tinha impressionado e rapidamente chegou à imprensa.

“Nunca vi tantas pessoas morrerem num só turno de 12 horas. Nunca vi tantas mortes, na minha vida profissional, num tão curto espaço de tempo”, são palavras do médico e deputado que tiveram destaque na imprensa. Mais tarde foi possível apurar que faleceu uma pessoa durante o turno feito por Ricardo Baptista Leite.

No vídeo, o deputado social-democrata falava de um “cenário de guerra” e afirmou que assistiu a “médicos a terem que decidir, priorizar, quem são os doentes que vão ter acesso a ventilação e quem não vai”, “a determinar no fundo quem vive e quem morre porque não há camas de intensivos, escasseiam vagas de internamento”.

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou na altura Baptista Leite por usar a sua profissão para passar informações falsas manipulando a opinião pública.