Lisboa abalada por sismo de magnitude 3.4

Um sismo com magnitude 3.4 na escala de Richter foi sentido hoje em Lisboa.

Foi registado um sismo de magnitude 3.4 na escala de Richter esta quinta-feira em Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que o sismo foi registado pelas 09h51 na rede sísmica e o epicentro localizou-se a cerca de 10 quilómetros a Noroeste de Alcochete. 

Em declarações à agência Lusa, o chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Fernando Carrilho, disse que o sismo, de magnitude 3.4 na escala de Richter e que teve uma intensidade estimada de IV (na escala Mercalli modificada), ocorreu numa zona que “tem historial de geração de sismos de magnitudes razoavelmente superiores” à verifica no abalo de hoje.

“Estamos a falar de um [sismo] 3.4. À partida é um sismo pequeno, mas como ocorre muito próximo de zonas densamente habitadas acaba por ser percecionado pelas pessoas”, explicou.

Nas redes sociais, há testemunhos de internautas que sentiram a terra a tremer, durante 1 a 2 segundos. Apesar da baixa intensidade, foi sentido em vários concelhos, como Sintra, Cascais, Oeiras, Loures e Odivelas, sem registo de danos materiais.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

[atualizada, 12h53]

Imagem: IPMA

[em atualização]