Concerto Online do Dia da Música Antiga

A Parques de Sintra para assinalar dia da música Concerto, 21 de março, com a transmissão online gratuita do concerto 'Cosmopolitismo do Barroco Português'.

A Parques de Sintra assinala o Dia da Música Antiga, 21 de março, com a transmissão online gratuita do concerto ‘Cosmopolitismo do Barroco Português’, gravado no Palácio Nacional de Queluz, com interpretação da soprano Eduarda Melo e da orquestra Divino Sospiro. A direção está a cargo de Massimo Mazzeo.

O programa será executado na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz e centra-se no século XVIII, período de grande vitalidade musical em Portugal. Nesta época, o diálogo constante com as tendências italianas influenciou os compositores portugueses, que as absorveram e adaptaram ao contexto local e à sua própria inspiração.

O repertório deste concerto convida a uma viagem pelo esplendor da música barroca, através de obras da família Avondano, de Francisco António de Almeida, de Carlos Seixas, de Bononcini, de Vivaldi e de Domenico Scarlatti.

P r o g r a m a:

Carlos Seixas (1704-1762)
Sonata em Sol menor, K.49

  • Allegro 
  • Adagio – Andantino – Amoroso 
  • Allegro assai

Francisco António de Almeida (1702-1755?)
Cantata “A quel leggiadro volto”, para soprano, violinos e baixo contínuo

  • Recitativo – “A quel leggiadro volto”
  • Ária – “Lascia per un momento”
  • Recitativo – “Torni alle meste luci”
  • Ária – Da nembi e da procelle

Pietro Giorgio Avondano (1692-c.1754)
Sinfonia em Ré maior, para cordas e baixo contínuo

  • Allegro
  • Adagio
  • Allegro

Giovanni Battista Bononcini (1670-1747)
Ária “Voglio piangere”, da Oratória “La Maddalena ai piedi di Cristo”

Pedro António Avondando (1714-1782)
Ária “Ah, se ho da vivere”, da Oratória “Gioas, Re di Giuda”

Antonio Vivaldi (1678-1741)
Sonata em Ré menor, Op.1/12 Rv 63, “La Folia”

Domenico Scarlatti (1685-1757)
Cantata “O qual meco Nice cangiata”, para soprano, violinos e baixo contínuo

  • Introduzione alla cantataAllegrissimo – Cantabile Andante – Allegro
  • Recitativo – “O qual meco Nice cangiata”
  • Ária – “Perché non dirmi almeno”
  • Recitativo – “Di’, rispondi spietata”
  • Ária – “Dire non voglio tanto”