Pessoas em situação de sem-abrigo | Foto: SCMS - arquivo

O município de Sintra, aprovou em reunião de executivo municipal, um acordo de cooperação a celebrar com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, com o objetivo de garantir o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

O contexto de pandemia colocou em maior risco e vulnerabilidade as pessoas em situação de sem abrigo, explica a autarquia, que vai disponibilizar 67 mil euros, valor que garante o funcionamento do Centro.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, a continuação deste projeto “permite que as pessoas em situação de sem abrigo beneficiem de estruturas de acolhimento que possibilitam não só o seu confinamento, mas também a sua integração social futura”.

Recorde-se, o município criou em abril de 2020, o Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo, a funcionar nas antigas instalações da Policia Municipal, em Ouressa, na freguesia de Algueirão Mem Martins, com capacidade para acolher até 32 utentes.

Esta unidade de apoio inclui refeições, banhos, tratamento de roupa e ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de integração.

A gestão deste centro de acolhimento é partilhada entre a Câmara de Sintra e a Santa Casa da Misericórdia de Sintra.
Desde a sua criação, já foram acolhidos 23 utentes em situação de sem abrigo, dos quais 17 se mantêm albergados e a quem são dadas as devidas respostas com vista à sua autonomização e integração social.
Apenas 3 pessoas abandonaram voluntariamente o equipamento e 2 foram afastados por violação das normas de funcionamento do equipamento.


Fotografia: Santa Casa da Misericórdia de Sintra / arquivo