Portugal, recorde-se, enfrenta, dia 24, em Turim, por imposição sanitária, a congénere azeri, e depois, dia 27, em Belgrado, joga com a Sérvia. Portugal terminará esta tripla jornada enfrentando, dia 30, o Luxemburgo na cidade do Luxemburgo.

Fernando Santos, selecionador português de futebol assegurou hoje que Cristiano Ronaldo chegará à seleção “super motivado” para ajudar na tripla jornada de apuramento para o Mundial2022, e esclareceu que Rui Patrício está “perfeitamente normal”, após o choque na segunda-feira.

O capitão da seleção das ‘quinas’ foi alvo de críticas na última semana, após a eliminação da Juventus da Liga dos Campeões, aos ‘pés’ do FC Porto, nos oitavos de final. Contudo, no passado fim de semana anotou um ‘hat-trick’ pela campeã transalpina.

A formação das ‘quinas’, que se concentra na segunda-feira, estreia-se no Grupo A de apuramento para o Mundial Qatar2022 em 24 de março, com a receção ao Azerbaijão, deslocalizada de Alvalade para Turim, em Itália, por culpa da pandemia da covid-19.

Depois do embate com os azeris, Portugal cumpre fora os outros dois jogos da primeira jornada tripla, defrontando a Sérvia, em Belgrado, em 27 de março, e o Luxemburgo, na Cidade do Luxemburgo, três dias depois. Os três jogos começam às 19:45 (em Lisboa).

Para garantir uma oitava participação, e sexta consecutiva, no Mundial, cuja edição de 2022 se realiza entre 21 de novembro e 18 de dezembro, Portugal precisa de vencer o agrupamento, sendo que o segundo classificado jogará um ‘play-off’.

Todos os jogos terão início às 19h45 nacionais. 

Conheça os 25 escolhidos de Fernando Santos, selecionador nacional.

GUARDA-REDES
Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Silva (Granada CF);

DEFESAS:
João Cancelo (Manchester City), Cédric Soares (Arsenal FC), Domingos Duarte (Granada CF), Pepe (FC Porto), José Fonte (LOSC Lille), Rúben Dias (Manchester City), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Nuno Mendes (Sporting CP);

MÉDIOS
Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting CP), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Renato Sanches (LOSC Lille) e Sérgio Oliveira (FC Porto);

AVANÇADOS:
Bernardo Silva (Manchester City FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC), Diogo Jota (Liverpool FC), Cristiano Ronaldo (Juventus FC), Rafa Silva (SL Benfica), João Félix (Atlético Madrid) e André Silva (Eintracht Frankfurt).