Prémio Pessoa vai ser anunciado a 11 de março por transmissão de vídeo

O Prémio Pessoa 2020, cujo anúncio foi adiado em dezembro do ano passado para este ano, devido aos riscos da pandemia, vai ser anunciado na próxima quinta-feira, a 11 de março, numa transmissão por vídeo, divulgou hoje a organização.

Prémio Pessoa

A atribuição do Prémio Pessoa, na 34.ª edição, no valor de 60 mil euros, será conhecida às 12h00 de quinta-feira, 11 de março, através da divulgação de um vídeo.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, e visa reconhecer a atividade de cidadãos portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país, tendo distinguido 35 personalidades desde 1987, em duas edições com dois premiados em simultâneo.

No ano passado, o Prémio Pessoa distinguiu o ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, pela sua “carreira de excecional projeção dentro e fora do país”, e num reconhecimento do seu “contributo notável para o desenvolvimento do campo das Artes Performativas portuguesas”, segundo a justificação divulgada, na altura, pelo júri.

Com esta escolha, Tiago Rodrigues tornou-se o vencedor do 33.º Prémio Pessoa e o segundo mais novo de sempre, depois da investigadora Maria Manuel Mota, distinguida em 2013.