Os trabalhos de implementação da sub-fase 1 do projeto do Parque da Serra da Carregueira, compreendem a construção dos limites, através de muros e muretes e dos acessos principais do mesmo, junto à localidade de Belas.

O projeto contempla igualmente a construção de um novo parque de estacionamento junto à entrada sul e beneficia do estacionamento já existente na Avenida João de Belas.

Está prevista a realização de limpezas no enquadramento da Ribeira de Belas, afluente do Rio Jamor, e sequente requalificação através do redesenho do leito e da plantação de espécimes vegetais, criando-se condições para a fruição próxima da linha de água pela população.

“Este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado”, destacou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, referindo que o futuro Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, Integrado na Estrutura Ecológica Municipal e no Eixo Verde e Azul, valerá, não só, pelo mérito arquitetónico das suas paisagens, mas também pela oferta à população de um espaço livre, aberto e inclusivo e de acesso gratuito”.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.

Está prevista igualmente a construção de uma ponte de madeira para atravessamento da linha de água, garantindo a ligação entre ambas as margens e melhorando a circulação dos percursos internos do parque.

Segundo a autarquia, a implementação desta fase do projeto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal pelo estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de três quilómetros que promove a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

Está igualmente prevista a instalação de mobiliário urbano adequado à estadia e fruição do espaço, bem como instalação de iluminação pública que assegura essencialmente uma função de segurança.