Paiões, na Freguesia de Rio de Mouro | Imagem: Google Earth

O Executivo da Câmara de Sintra, aprovou a abertura de concurso público para a empreitada de requalificação da centralidade de Paiões, na Freguesia de Rio de Mouro, no valor de 1 milhão e 162 mil euros, um investimento suportado pela Câmara de Sintra e SMAS de Sintra.

A requalificação do espaço público do centro de Paiões visa promover uma intervenção assente na valorização das características singulares desta aldeia saloia, ainda restabelecer a sua identidade, através da utilização de soluções de pavimentos típicas saloias.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, esta reabilitação “é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja para todos os munícipes um concelho onde vale a pena viver”.

O projeto tem como objetivo a criação de condições basilares no espaço urbano para a recuperação do ambiente de aldeia e do movimento nas ruas, estabelecendo o espírito de vizinhança entre os moradores, privilegiando a socialização e a circulação pedonal e outros modos de circulação suave.

Com prazo de execução de 1 ano, o montante a investir pela autarquia de Sintra para esta empreitada corresponde a cerca de 906 mil euros, cabendo o restante valor ao SMAS de Sintra.