Paredão e zonas públicas reabrem hoje em Cascais

As restrições sobre o acesso ao Paredão de Cascais e outras zonas públicas do concelho, são levantadas esta terça-feira, a partir das 18h00.

O paredão da praia de Cascais | Foto: CMC

As medidas restritivas sobre o Paredão de Cascais e outras zonas públicas do concelho vão ser levantadas esta terça-feira, a partir das 18h00. Uma decisão que decorre da diminuição do número de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes que conduziu o concelho a uma “descida de dois níveis, abandonando o nível de Risco Extremamente e Muito Elevado” passando a fazer parte do grupo de concelhos com nível de ‘Risco Elevado’.

“O esforço dos cascalenses produziu resultados”, pode ler-se no despacho do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explicando que “dado que no concelho baixámos o número de casos e, com isso, o risco para ‘elevado, vamos fazer o levantamento das restrições”.

No despacho, o autarca determina, que a partir das 18h00 de terça-feira, 23 de fevereiro de 2021, a “reabertura de todos os espaços públicos, designadamente, o Paredão de Cascais a Carcavelos, praias e parques”.

Para a decisão, além da “avaliação destes números”, contribuiu o parecer positivo das autoridades de saúde e de segurança do concelho de Cascais. 

O que é permitido?

Apenas é permitida atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais e equiparadas, sem público e no cumprimento das orientações da DGS, nos termos da lei.

A medida foi já hoje anunciada, mas só entrará em vigor ao final da tarde de terça-feira para dar tempo ao levantamento das barreiras que haviam sido colocadas, bem como para permitir a instalação, já em curso, de placas informativas onde se dá conhecimento das normas de utilização dos espaços.

Quais as normas a cumprir?

  • Uso obrigatório de máscara
  • Distância de 2 metros
  • Permitida atividade física e treino de desportos individuais
  • Não são permitidas aglomerações
  • Não é permitida permanência na areia
  • Cumprimento dos sentidos de circulação