Sol e calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta segunda-feira no continente céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul e, durante a tarde nas regiões Norte e Centro e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Sul, mais prováveis no litoral.

O vento em geral fraco predominando do quadrante sul, soprando por vezes moderado na faixa costeira a norte do Cabo Raso, durante a tarde, e nas terras altas, formação de gelo ou geada no interior, em especial nas regiões Norte e Centro e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro.

Está ainda prevista uma subida da temperatura máxima e descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -2 graus Celsius (em Bragança) e os 6 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 16 (em Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal e Faro).

Para a Madeira, o IPMA prevê céu muito nublado, períodos de chuva, tornando-se fraca e pouco frequente a partir do início da manhã, vento moderado de sudoeste, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora até ao início da manhã e subida de temperatura.