Edifício do antigo Hospital de Sintra, no Centro Histórico da Vila | Foto: Imovirtual

O edifício do antigo Hospital de Sintra, no Centro Histórico da Vila, junto ao Palácio e Pelourinho, está à venda por 5 milhões de euros, informação avançada pelo jornal Saloio na Terrugem.

O histórico edifício dispõe de seis pisos e uma pequena capela, ocupa uma área de 1.867 metros quadrados e uma área de terreno de 561 metros quadrados, confirmou o SINTRA NOTÍCIAS.

A sua cronologia e a história confundem-se e estão associadas à Santa Casa da Misericórdia de Sintra, uma instituição particular de solidariedade social, instituída em 1545, por iniciativa da Rainha D. Catarina, mulher de D.João III.

Inspirada nos princípio de doutrina e moral cristã, a Santa Cada da Misericórdia de Sintra, bem assim como das instituições medievais que estiveram na sua génese – o Hospital do Santo Espírito e a Gafaria de Sintra.

Em 1545, o Rei D. João III, a pedido de D. Catarina, resolve anexar o Hospital e a Gafaria de Sintra à recém criada Confraria de Misericórdia, que veio incentivar os apoios social e espiritual à população de Sintra.

Mais recentemente, na década de 1940, o Hospital da Misericórdia, como era designado, foi apetrechado com um serviço de radiologia. Em 1970, o complexo Hospitalar da Misericórdia de Sintra, foi renovado e aumentado o número de especialidades médicas. Quatro anos depois, em 1974 foi nacionalizado.

Já na década de 90, o antigo hospital da vila encerrou definitivamente, por já não reunir as condições de funcionamento. Uma decisão polémica que gerou forte protesto e indignação no concelho.

O edifício, está agora à venda como “novidade” na imobiliária imovirtual, por 5 milhões de euros.

[em atualização]

Sintra Notícias com Jornal Saloio
Fotografia: Imobiliária Imovirtual